quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ser-se reflexivo




Reflexão


       A sociedade atual passa por grandes transformações. São inovações tecnológicas, avanços na Ciência...E no meio de tudo isso, o ser humano, com sua eterna dúvida: quem somos e por que estamos aqui?
       É certo que cada um de nós, independente do que acredita, ou qual profissão tenha escolhido, questiona, em algum momento da sua vida, a razão de sua existência. Como mãe, poderia dizer que o meu propósito é educar minha filha para que seja independente, feliz e realizada. Assim como nos outros papéis que desempenho, quero dar o meu melhor. Mas, quanto a minha escolha profissional? O que quero como educadora? 
         Estes questionamentos me remetem ao início do curso: por que escolhi ser professora? Na verdade, a essa altura, meu questionamento é outro: qual é a minha prática? Que tipo de educadora sou? 
         Refletir, é isto que estou aprendendo. Disse John Dewey "Reflexão é uma forma especializada de pensar". Penso na escola que queremos e vejo que a realidade nos entrega uma bem distante da ideal. Questiono os conteúdos, as avaliações e observo que continuamos ansiando por mudanças. Às vezes, minha atitude questionadora incomoda e penso que questionar sozinha não transforma, mas que deixar de refletir é ainda pior.





Nenhum comentário:

Postar um comentário