De
acordo com a legislação vigente, a Gestão Democrática é assegurada pela
participação efetiva dos membros da comunidade através dos Conselhos Escolares,
Conselhos de Classe e Grêmio Estudantil. Estes colegiados garantem a democracia no
âmbito escolar a partir do momento em que envolvem a comunidade em todos os
assuntos pertinentes à educação. Além disto, contribuem para a construção de
sujeitos participativos, responsáveis pelas decisões que tomam, cientes de seus
deveres e direitos, que exercem plenamente a cidadania. Esta é a função da escola.
“a de proporcionar a
educação emancipadora, formar um indivíduo autônomo, crítico, capaz de intervir
para a transformação da sociedade.”
Galina e Carbello
Se por um lado,
sabemos da importância do envolvimento da comunidade na gestão das escolas, o
quanto isto significa para uma educação emancipadora e cidadã, e que para
alcançá-la são necessários muito mais do que interesse e disponibilidade, por
outro lado, esbarramos na burocracia, na desmotivação, na falta de tempo, nos salários
atrasados e insuficientes para investir em especialização. Também não posso
deixar de relatar aqui minha decepção quanto a atitude de alguns diretores, que
acreditam que o cargo lhes garanta o poder de decidir, sozinhos, o que acham
melhor para a escola, rejeitando a opinião dos membros da comunidade e
sufocando aqueles que pensam diferente de si. Mas, se
queremos fazer parte das transformações da nossa sociedade, contribuindo para que
mais pessoas se apoderem de seus direitos, cumpram seus deveres e decidam
coletivamente pelo melhor para todos, precisamos começar movimentos que
incentivem a democracia e a cidadania.
Devemos incentivar o diálogo entre os membros dos colegiados
institucionalizados nas escolas para que haja envolvimento e compromisso com o
êxito do ensino e a qualidade na Educação em todos os seus segmentos.
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