terça-feira, 18 de julho de 2017




        A Constituição Federal de 1988 nos art. 205 e 206 diz que:

       “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
     “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. 


        Pois bem, está na lei, aliás na Carta Magna do Brasil. Mas, e na prática, funciona?
         Meu pai sempre contou, que na época em que era criança, "o  fio do bigode do sujeito valia mais do que um escrito, palavra dada era cumprida".   Hoje em dia, nem mais o que está na lei é respeitado. Veja só as leis de trânsito: o cidadão(se é que se pode chamá-lo assim) dirige alcoolizado um veículo em alta velocidade, causa um acidente grave e o que acontece? Paga cestas básicas para as vítimas. Outro, comete crime de colarinho branco, suborna, enriquece às custas do povo e? Cumpre pena em regime semi aberto na mansão da família! Então vamos ser sinceros: quem leva a sério as leis neste país?
           A Constituição não garante somente Educação. Garante que todos têm direito à saúde, segurança, alimentação, moradia, tudo de qualidade e gratuito. 
           Até quando as leis serão burladas? Até quando vamos nos deixar enganar por falsas promessas de campanha eleitoral. 
          Somos todos responsáveis.  


Mais de 20 anos e essa música ainda continua atual. Até quando?


Nenhum comentário:

Postar um comentário