Oi pessoal,
Não, eu não estou retrocedendo no tempo e voltando ao Eixo III onde tínhamos a interdisciplina de Música na Escola. É que na 2ª feira, dia 19/06, nossa escola foi até o Salão de Atos da UFRGS para assistir a Série Concertos Didáticos, promovido pelo Ministério da Cultura e orquestrado pela OSPA. Adorei o concerto! Viajei durante cada apresentação, ao som de cada música. Porém, saí de lá extremamente decepcionada.
Houve a participação do manipulador de bonecos Mário de Ballentti e Cachorro Abelardo, boneco que explicou como funcionaria a apresentação, o que era uma orquestra... Além, é claro, da pedagógica fala do regente Evandro Matté, que nos apresentou os instrumentos e os músicos que compunham aquela apresentação. Pois, minha decepção foi com atitude de muitos alunos. Pareciam estar alheios ao que acontecia no palco. Muitos preferiam acenar para os câmeras das emissoras de tv que lá estavam, ou conversar com o coleguinha do lado. Me coloquei no lugar dos instrumentistas e eu perguntaria: "O que estou fazendo aqui?" Uma falta de respeito, de atitude, inclusive de algumas colegas de profissão, que ficavam conversando.
Infelizmente não pude aproveitar tanto quanto gostaria, porque precisei intervir algumas vezes com meus alunos (na verdade dois, dos seis que foram) e nestas intervenções me questionei que tipo de sociedade estamos formando?Vocês podem dizer que estou exagerando, mas a maioria das crianças não foram, e era de graça. Os que compareceram, acharam entediante na maior parte do tempo. Então, lembrei-me que na comunidade onde leciono o que se escuta é funk e hip hop. Sei que devemos respeitar as diferenças e a pluralidade, mas será tão difícil despertar o interesse das crianças por outros estilos, novas culturas?
Não adianta só reclamar, é necessário mudar de atitude. Mas, como, se a realidade só oferece uma opção? Se no dia a dia das famílias o máximo de cultura que têm acesso é a tv, que oferece novelas, telejornais sensacionalistas e desgraças familiares?
Nenhum comentário:
Postar um comentário