Oi pessoal,
Na aula de Didática debatemos sobre os temas geradores e a sua importância nas práticas pedagógicas. Paulo Freire sempre ressaltou que toda prática pedagógica deve nascer do diálogo, de uma comunicação real e autêntica, que nos proporcione ver o mundo sob a ótica do nosso interlocutor.
Os temas geradores nascem do diálogo, da investigação feita por professor e alunos para encontrar temas e palavras que tenham um sentido social. Ao professor cabe desafiar, inspirar, instigar o aluno para que ele busque a construção de seu conhecimento e tenha uma visão critica da sociedade em que está inserido.
Nas aulas sobre EJA percebi o quanto é importante desenvolvermos um planejamento a partir dos interesses dos alunos, assim eles conseguem fazer relações entre o que estão aprendendo na escola e seu cotidiano. O aprendizado se torna mais interessante, real e com sentido. Em um dos vídeos que assiste, vi o empenho da professora em trazer assuntos que os alunos dominassem, mas que ao mesmo tempo, complementavam o conhecimento que já tinham. Assim, eles não se sentiam inferiores por desconhecerem o assunto da aula, mas entendiam que sempre é possível aprender mais. Eles se envolveram nos trabalhos e discutiram o que fizeram. Este é um bom exemplo de que os temas geradores podem ser uma alternativa positiva na educação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário