Oi pessoal,
O assunto hoje é consciência fonológica, ou seja quando a criança está aprendendo a escrever e a ler, ela precisa entender primeiro que as letras possuem sons e que quando agrupadas formam sílabas, que consequentemente formam novos sons. É a relação entre letras e sons. Parece fácil, mas não é tão simples assim para uma criança de 6 ou 7 anos. Por isso o trabalho do professor é tão importante nessa etapa. Não se trata de escolher um método que sirva de base para o planejamento das aulas. É importante seguir uma proposta pedagógica, mas se meu aluno não consegue aprender de uma maneira, preciso reavaliar minha prática e procurar entender de que forma ele aprende. É necessário que planeje estratégias sistematizadas, mas partindo de uma prática contextualizada e significativa para o meu aluno.
Faz tempo que não trabalho com alfabetização, mas acredito que o papel do professor deva ser de mediador, em qualquer etapa da educação. Na fase em que a criança está aprendendo a ler e escrever, o educador deve observar como os alunos agem e estimular a curiosidade deles. Morais (2012) incentiva o trabalho com cantigas, parlendas e quadrinhas, pois este tipo de texto apresentam rimas e repetição de sons, o que facilita a aprendizagem da escrita das palavras contextualizadas. É importante é que a criança aprende de forma prazerosa e lúdica.
Na interdisciplina de Linguagem e Educação, tínhamos que sugerir uma atividade que auxilie na construção da consciência fonológica. Abaixo segue a minha proposta de trabalho com a música Sopa do grupo Palavra Cantada. Aliás, este grupo tem músicas ótimas para serem trabalhadas em aula com os pequeninos.
1ª Atividade: Depois de cantar e brincar com a
música, a letra da música será exposta em papel pardo na parede da sala. A
professora acompanhará a letra, mostrando onde estão as palavras que a turma
está cantando, dando ênfase às palavras que rimam (estão grifadas no texto
abaixo).
Sopa
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!? (abobrinha)
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?! (pão)
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!? (mortadela)
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?! (tapioca)
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...
A professora deve explorar os sons
finais das palavras que rimam. Primeiro oralmente, depois utilizando a escrita. Depois dos questionamentos,
as palavras que rimam devem ser colocadas em fichas grandes e fixadas no
quadro. Então, serão trabalhadas as letras finais e as sílabas de cada palavra. Além de outras palavras que surgirem através da participação das crianças. Serão escritas no quadro,
as palavras que as crianças sugerirem para rimar. Depois serão usadas para
colocar na música (fichas em papel pardo) no lugar das palavras originais.
Estas mesmas palavras serão usadas na 2ª atividade, em outro dia.
2ª
Atividade: As palavras da música e as que a turma
sugeriu serão usadas em “cartas” com desenhos e o seu par com o nome. As
crianças devem formar os pares, juntando a palavra ao desenho que tem o mesmo
som final.
3ª
Atividade: As letras das palavras das rimas serão
usadas para formar sílabas e estas formarão novas palavras.Pode-se trabalhar primeiro com o alfabeto móvel e depois com cartinhas com as sílabas. Como são muitas palavras usadas na música, será necessário várias cartinhas com outras sílabas, estas abaixo são só um exemplo.
TO
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|
MA
|
|
TE
|
|
RA
|
BA
|
|
NE
|
|
TE
|
|
BE
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