Oi pessoal,
Estamos no final do semestre. Não consigo acreditar que no próximo semestre já estaremos no estágio obrigatório. Parece que foi ontem que iniciei a faculdade. Comecei, apenas, com a intenção de conseguir um diploma para poder mudar de nível na minha carreira no estado. Porém, hoje percebo o quanto aprendi, como profissional e pessoa.
Consegui, a cada interdisciplina, construir um pouco mais de conhecimento. Na EJA aprendi o quanto é importante fazer um diagnóstico dos conhecimentos pré-existentes com cada um dos alunos, considerar o que o educando traz de bagagem, pois nenhum ser humano, independente da idade, é uma tábua rasa. Para um bom planejamento preciso conhecer as intenções e objetivos dos sujeitos que se dispuseram, apesar de todas as dificuldades, retornar à escola. Alguns destes alunos foram excluídos das salas de aula porque tinham dificuldades. Outros foram obrigados a interromper os estudos para poder trabalhar e ajudar no sustento da família. Independente dos motivos é importante que se sintam seguros e incluídos nesta nova fase da vida.
Na interdisciplina de Linguagem e Educação revi alguns conceitos importantes de Piaget e Vigostky e conheci as ideias de Henri Wallon, que tratam do desenvolvimento e da linguagem. Também foi possível consolidar conhecimentos sobre consciência fonológica. Já em Didática, reforçaram-se os conhecimentos sobre o planejamento de atividades integradas e interdisciplinares, a importância do currículo integrado ficou evidenciada. Se a escolha do docente for trabalhar com a pedagogia de projetos, ou com centros de interesse, ou ainda com os temas geradores, o importante é acreditar que a participação dos alunos é fundamental na construção deste planejamento e que avaliação deve ser diária, servindo como um instrumento para o professor rever sua prática pedagógica, quando necessário. Quanto ao Seminário Integrador, acredito que tenha desenvolvido um pouco mais a minha escrita acadêmica, mas ainda está longe do que gostaria. Tenho dificuldade em colocar citações, lembrar de autores e usar termos pertinentes à Educação. Minha escrita parece-me simples, pobre em detalhes. Mas, vamos em frente.
De todas as interdisciplinas, a que me entusiasmou mais neste semestre foi a ETIC. Através desta interdisciplina me arrisquei a construir, junto com a turma, um blog, que já ganhou até mesmo um nome: Blog Vida Escolar, indicado por uma aluna e escolhido por votação direta. Adorei algumas propostas inovadoras que conheci através dos vídeos que assisti. Estas propostas me inspiraram e me deram ânimo para tentar coisas novas e rever algumas com outros olhos.
Acredito que ser professor seja isso: aprender todos os dias, compartilhar ideias, inspirar pessoas, acreditar .
Nenhum comentário:
Postar um comentário