sábado, 19 de maio de 2018

Teorias da Linguagem


        
                Oi pessoal,                 


          

            Teorias como o behaviorismo, inatismo e interacionismo defendem ideias sobre a aquisição da linguagem pelo ser humano.  
      Para Skinner, defensor do behaviorismo, a aprendizagem ocorre através  do condicionamento operante, ou seja, estímulo-resposta-reforço. A criança é vista como um receptor passivo da linguagem. Isto, talvez porque não estudasse os processos mentais e rejeitasse a teoria baseada em ideias inatas, defendida por  Chomsky .
               Chomsky acredita que a aquisição da  linguagem é o resultado de um fator biológico e cognitivo e que está ligada a mecanismos inatos ao ser humano. Para ele, o cérebro seria responsável por estes mecanismo.
               Em contra ponto, temos as ideias de  Vygotsky nos demonstra que a Linguagem é um processo pessoal e social.  Ao contrário dos outros teóricos, Vygotsky acredita que a aquisição da linguagem se dá devido à interação do ambiente que nos rodeia e o convívio com outros sujeitos. A linguagem é essencial para formação do pensamento e do caráter e viabiliza a comunicação em sociedade, tornando o sujeito um ser social e cultural.
                Talvez as três teorias estejam certas, ou se completem. Apesar de que não consigo ver uma criança como um receptor passivo. Não há aprendizagem sem interação, sem comunicação, sem pensamento. Não nego o fator biológico. Pelo contrário, acredito que assim como a linguagem, nosso cérebro seja  responsável por muitos outros mecanismos. Corpo, mente, sociedade e cultura formam o ser humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário