quinta-feira, 10 de maio de 2018

Escola Nova - Uma proposta do século XX



      
      Oi gente,



      Quanto mais eu leio sobre educação, mas tenho a impressão de que nada mudou, ou quase nada. Aliás, qualquer mudança na área da educação é tão lenta! Digo isso, porque lendo sobre a Escola Nova e os teóricos chamados de "escolanovistas" percebo que os ideais de escola que eles buscavam no século XX, continuam a ser os mesmos que lutamos dia a dia para ter agora. Em países diferentes, América, Bélgica, Itália e França, com histórias de vida, e escolar, distintas, pensavam em uma escola democrática, voltada para a integralidade do aluno, direcionada para uma educação para vida, com afetividade e liberdade. 
          Decroly acreditava que o aluno deveria aprender a aprender, por isso a necessidade de desenvolver os centros de interesse.   “Decroly lança a ideia do caráter global da vida intelectual, o princípio de que um conhecimento evoca outro e assim sucessivamente”, diz Marisa del Cioppo Elias, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, Decroly entendia que a necessidade do sujeito faz com que tenha interesse em aprender e assim constrói o seu conhecimento.
        Dewey baseou sua ideia de educação na democracia, no instrumentalismo e em atividades práticas e para ele o importante é educar  a criança como um todo. O crescimento físico, emocional e intelectual devem acontecer integralmente. O conhecimento é construído de forma compartilhada, através de discussões coletivas, que  resultam em consensos entre os sujeitos. 
          Montessory também compartilhou da ideia de uma "educação para vida"  e que esta se trata de uma conquista da criança, porque é ela que conduz seu aprendizado, cabendo ao professor apenas acompanhar o processo. Através da individualidade, de atividades e materiais específicos, sem esquecer da liberdade, a criança desenvolve o seu potencial.
             E finalmente, mas não em menor importância, a teoria de Freinet. Acredito ser este, dos quatro teóricos, o mais envolvido com as questões do povo, talvez o mais necessário nos dias de hoje. Freneit  sonhava com a Escola do povo, por isso acreditava que a escola deveria  formar cidadãos para o trabalho livre e criativo. O trabalho do professor deve ser colaborar para o sucesso dos alunos e baseia-se na cooperação, comunicação, documentação e na afetividade.
         Também no Brasil as ideias da Escola Nova ganharam adeptos: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Todos buscando a modernização, a democratização, a industrialização e a urbanização da sociedade brasileira, e acreditando que somente através da educação seria possível uma transformação social.
               Então, deixando o negativismo de lado, continuo questionando:
           - "QUE PAÍS É ESTE?" Entra ano, passa século, muda governo e tudo continua como antes!












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