quinta-feira, 29 de dezembro de 2016


Oi pessoal,


             Uma perguntinha bem básica: como vocês aprenderam Matemática na escola?
              Provavelmente do mesmo jeito que eu: decorando conceitos e fórmulas. Muitos de nós aprenderam assim. E aprendemos. Não posso dizer que este método esteja errado. Se estivesse nós não teríamos aprendido. Ou será que não aprendemos? Pense bem. 
              O que é aprender? Como aprendemos? Estas perguntas vivem povoando meus pensamentos. Como o meu aluno aprende? E principalmente, como posso facilitar este aprendizado?
              Voltando então ao nosso tempo de escola...Quando decorávamos as benditas fórmulas ficava fácil realizar os exercícios que as professoras mandavam. Mas, ao contrário de aprender como chegar nas soluções, nós só estávamos memorizando os conteúdos. Por isso que questiono se realmente aprendemos? Vocês me dirão que memorizar é importante e concordo plenamente, mas adianta decorar e não saber onde ou como usar?
                Por isso a importância de trabalhar os conceitos de forma concreta e lúdica. As crianças poderão experimentar, fazer hipóteses, questionar e chegar as conclusões necessárias para depois memorizar o que realmente interessa e o que  será útil no seu dia-a-dia.
                Para entender é necessário conhecer, experimentar e buscar respostas. Nós, como educadores devemos indicar os meios, os caminhos, instigar para que nossos alunos adquiram os conhecimentos necessários para a vida, não apenas para realizar uma prova, seja ela no ensino fundamental ou no vestibular.




Então, por que estudar Matemática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário