quinta-feira, 29 de dezembro de 2016




          "A matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências."

Jacques Hadarmard



  Oi pessoal,


                Se tivesse lido esta frase na época em que cursava o 2º grau (lá pelos meados de 80), com certeza diria que no mínimo o autor era  um louco. Como alguém poderia gostar de Matemática? Durante muito tempo eu também odiei esta disciplina. Não acreditava ser boa o suficiente para entende-la. Estudava apenas para conseguir a média e ser aprovada. Não compreendia que a Matemática faz parte da nossa vida cotidiana e sempre fazia àquela pergunta: "Pra" que estudar fração, fórmula de Baskara, etc, etc, etc.
                   A verdade é que a maneira como a Matemática era, e ainda é, trabalhada em muitas escolas, não é de forma alguma atrativa para os estudantes. Tudo conspira para que a disciplina seja odiada! Muito conteúdo, explicações evasivas, perguntas sem respostas convincentes. As crianças e adolescentes querem saber o  porquê dos resultados, como chegamos a eles. E nós, professores, só queremos que eles "aprendam", sem muitas perguntas. Decorem e usem!
                    Mas, é assim que se aprende? Não devemos questionar? Tentar muitas vezes até chegarmos a uma conclusão (resultado)? Minha professora da Didática da Matemática no Magistério, dizia que o mais importante é fazer a criança perguntar, é aguçar a curiosidade dela. É isto que estamos fazendo? Bem, pelo menos o curso de Pedagogia está me fazendo refletir, novamente, sobre a minha prática.




Aprendendo sobre frações através de jogos

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