Refletindo...
Estou tentando retomar as atividades. Tenho colocado as leituras em dia. Mas, devo confessar que está bem difícil. Antes, acreditava ser por falta de tempo. Agora vejo que os acontecimentos deste ano me abateram mais do que eu pensava.
Bem, vamos lá então...
No último semestre discutimos muito sobre a importância do brincar e quanto os jogos podem auxiliar e servir como ferramenta de aprendizagem. Podemos citar os jogos de exercícios, onde as crianças formam hábitos através das atividades senso-motoras. Ou os jogos simbólicos que servem para as crianças representarem a sua realidade e depois são a base para aprendizagens futuras. E por fim, surgem os jogos de coletividade. Estes auxiliam na formação da personalidade das crianças, fazem com que elas sintam a necessidade de superar limites, os seus e os dos colegas. Porém, também aprendem a se colocar no lugar do outro. Aprendem que competir é importante, mas que fazer parte de um grupo, ser aceito por suas potencialidades e seus limites é mais importante ainda.
A esperança de que a escola se torne um local onde brincar também seja aprender e que um jogo tenha o mesmo valor de uma boa leitura, me faz querer trabalhar e me tornar uma educadora melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário