Oi pessoal,
Estou atrasada nas minhas postagens. Isto me incomoda demais. Não consigo me dedicar a outra atividade em quanto não estiver com tudo em dia. Mas, por outro lado, escrever só por escrever me parece sem sentido.
Bem, dia destes estava procurando material para trabalhar com a minha turma sobre folclore brasileiro e acabei encontrando alguns vídeos que mostram crianças ensinando várias brincadeiras clássicas, que fazem parte da cultura de cada região do Brasil. Nestes vídeos também há a opinião de alguns professores. Acabei ligando o que assisti com a interdisciplina de Ludicidade. Tem tudo haver. Vale a pena ver! Vou colocar como dica, ok?
Além disso, estive me apropriando de algumas ideias dos textos que ainda não tinha lido. E cada vez mais tenho a convicção que precisamos mudar a percepção que as escolas têm sobre brincar.
Se sabemos, e concordamos, que brincar é importante e coisa séria por que não propiciamos isto na escola? Bem, pelo menos nas que dei aula isto não acontecia. Até acredito que nas escolas infantis isto ocorra com mais frequência, mas quando as crianças chegam ao 4º ou 5º anos recebem uma enxurrada de conteúdos e todo o resto, tão importante, deixa de existir.
No texto "Agitação que faz bem" da professora de Psicologia do Desenvolvimento, Anna Oliveiro Ferraris fica claro a importância de brincar em todas as fases da criança. Ela nos diz que brincar favorece a exploração espacial, ajuda na formação da identidade, cria laços afetivos e sociais, além de desenvolver a criatividade e o gosto pela aprendizagem. Não seriam estes motivos suficientes para tornar, efetivamente, a escola em um lugar de brincadeira?
Segue abaixo a dica do vídeo (Brincadeiras regionais - Nova Escola) sobre as brincadeiras que citei.
Como seria bom se, nas escolas, todo dia fosse assim!
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