domingo, 6 de dezembro de 2015

Oi pessoal, 

           Estou realmente na correria. São provas de duas escolas para montar, corrigir, colocar nota! O que mais me incomoda que agora, no final do ano, aqueles  pais  que nunca se preocuparam com rendimento e aprendizagem dos filhos, estão correndo para as escolas querendo saber da aprovação deles. Que responsabilidade é essa?

Aí vai mais uma das minhas reflexões sobre os temas discutidos através do fórum:



                                                          As infâncias na mídia



     Pesquisando sobre o uso das mídias na infância, percebi que a ausência dos pais, a violência e a modernidade das tecnologias, colaboram para o seu uso em demasia e sem limites pelas crianças.
     Os pais, como uma forma de compensar sua falta, liberam aos filhos, toda a tecnologia disponível no mercado, vendida através de campanhas publicitárias empenhadas em convencer  que a felicidade vem embalada em caixas. Ou seja, a criança, que já é feliz por natureza, agora se manterá ocupada. É certo que a mídia oferece um mundo interessante, colorido e agradável. Mas, isto compensa uma atividade ao ar livre, com familiares ou amigos? Oferece oportunidades para usar a criatividade, a imaginação e a socialização? Ou incentiva o individualismo e a apatia? Por certo que os pais sentem-se mais seguros com os filhos longe da violência crescente nas ruas, mas só a  companhia de amigos virtuais não é suficiente para um crescimento saudável.  
     Nesta perspectiva de sociedade moderna, os educadores devem conhecer e fazer uso das diferentes mídias. As crianças necessitam deste ambiente novo, precisam se sentir incluídas num mundo globalizado, mesmo que com tantas diferenças regionais. Então, torna-se necessário que o professor, além de oportunizar estas experiências, oriente o uso das tecnologias, pois as crianças ainda não tem discernimento entre o certo e o errado, o ideal e o exagerado.





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