domingo, 6 de dezembro de 2015

  
Minha reflexão...


        Meu entendimento quanto aos conceitos propostos é de que estão muito interligados, ou seja: toda criança tem um desejo de saber, ela quer aprender sobre tudo e traz para escola todas as suas dúvidas, questões e seu entendimento sobre o mundo. O professor, na visão do aluno, detém o conhecimento e "vai ensinar" tudo o que é novo, interessante e diferente do que ele já conhece. Ao chegar na escola procura identificar-se com o professor, criar laços e mostrar que está ali para aprender. Transfere para esse adulto as suas afeições, suas expectativas porque "é ele" que lhe proporcionará o conhecimento. Assim como também transfere sua agressividade e falta de interesse se não for atendido em suas necessidades. O professor não fica impassível a esta transferência. Acontece aí a contratransferência e cria-se, ou não, o vínculo entre aluno e professor, importante facilitador da aprendizagem. Em fim, aprendemos quando há o interesse em aprender e quando nos sentimos acolhidos a isto. 
Meu questionamento é esse: a escola é convidativa às crianças?  Os professores conseguem criar vínculos com todos os alunos de sua turma? Eu não acredito que a escola de hoje, como está, desperte o interesse nas crianças. O que vejo é a maioria dos alunos indo à escola obrigados e contando os dias para terminar a semana.




Oferecemos algo parecido com isso para as crianças nas escola? Ou apenas conteúdos repetitivos que não desenvolvem a criatividade e a imaginação?




Nenhum comentário:

Postar um comentário