Minha reflexão...
Meu
entendimento quanto aos conceitos propostos é de que estão muito interligados, ou
seja: toda criança tem um desejo de saber, ela quer aprender sobre tudo e traz
para escola todas as suas dúvidas, questões e seu entendimento sobre o mundo. O
professor, na visão do aluno, detém o conhecimento e "vai ensinar"
tudo o que é novo, interessante e diferente do que ele já conhece. Ao chegar na
escola procura identificar-se com o professor, criar laços e mostrar que está
ali para aprender. Transfere para esse adulto as suas afeições, suas
expectativas porque "é ele" que lhe proporcionará o conhecimento.
Assim como também transfere sua agressividade e falta de interesse se não for
atendido em suas necessidades. O professor não fica impassível a esta transferência.
Acontece aí a contratransferência e cria-se, ou não, o vínculo entre aluno e
professor, importante facilitador da aprendizagem. Em fim, aprendemos quando há
o interesse em aprender e quando nos sentimos acolhidos a isto.
Meu questionamento é esse: a
escola é convidativa às crianças? Os professores conseguem criar vínculos
com todos os alunos de sua turma? Eu não acredito que a escola de hoje, como
está, desperte o interesse nas crianças. O que vejo é a maioria dos alunos indo
à escola obrigados e contando os dias para terminar a semana.
Oferecemos
algo parecido com isso para as crianças nas escola? Ou apenas conteúdos
repetitivos que não desenvolvem a criatividade e a imaginação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário