domingo, 8 de abril de 2018

EJA



Oi gente, 

Um olhar diferente. Foi isso que mais me marcou durante todo o curso de Pedagogia. Aprendi que nem sempre o que pensamos ver, é a realidade do nosso aluno. É muito fácil criar ideias distorcidas da realidade. Entendi isso ao refletir sobre a EJA. Para inicio de conversa, eu pensava que era o EJA. Depois, acreditava que os alunos desta modalidade de ensino eram, na maioria,  idosos do meio rural que não tiveram a oportunidade de aprender na época certa, porque tiveram que trabalhar para sustentar as famílias.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino público no Brasil, que tem como objetivo propiciar aos alunos o curso do ensino fundamental e médio. realmente a maioria dos alunos são trabalhadores, mas são de diferentes faixas etárias e não tiveram acesso à cultura letrada na “idade certa”. Por isso surgiu a EJA, para atender este número de alunos que procuram uma nova oportunidade. Os motivos são muitos: melhorar de emprego, ter uma vida social, fazer compras ou identificar o ônibus.
 Conforme o documento emitido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, pelo relator-conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury, aprovado em 10 de maio de 2000, foi possível verificar que, nas últimas décadas e baseados em estatísticas, o sistema de ensino está mais propenso a atender demandas maiores para adolescentes, jovens e adultos. Isto por causa da obrigatoriedade escolar e a intenção de prevenir e diminuir a evasão escolar. Na categoria da EJA, os modos de ensinar, as questões didático-pedagógicas, devem ser diferentes do trabalho realizado com criança. É necessário fazer um diagnóstico dos alunos, conhecer e valorizar seu conhecimento e planejar de acordo com suas necessidades.
       Por isso, a importância de  qualificar o professor que atende alunos da EJA. Este profissional deve ter um olhar atento e diferenciado, planejamentos interessantes e criativos, além de muito conhecimento sobre a construção do conhecimento e da formação do pensamento deste aluno. Assim ele terá mais chances de alcançar sucesso na difícil tarefa que é evitar a evasão escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário