Oi pessoal,
Na interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação foi necessário voltar no tempo e lembrarmos de objetos tecnológicos que fizeram parte da nossa rotina ao longo de nossas vidas. simplesmente não conseguia pensar em nada! Só me vinha a imagem de PC, tablet, celular... Como se a tecnologia tivesse passado a existir somente depois do advento dos computadores e da internet. Então, percebi o quanto deve ser difícil para as crianças imaginarem a vida sem ela.
Considerando todas as transformações tecnológicas e sociais que ocorreram na nossa
sociedade, observamos que nas últimas décadas a tecnologia sofreu um
enorme avanço, mas que sempre esteve presente em nossas vidas. Se antes precisávamos de envelope, selo e uma pessoa exclusivamente para entregar nossas correspondências, hoje "clicamos" um botão e lá se foi nossa mensagem. Nossos professores usavam mimeógrafos para reproduzirem folhinhas de exercícios, ao invés de passá-los no quadro negro em quanto espirravam por causa do pó de giz, e depois, passaram a xerocar os textos. Hoje, os verbos são outros: curtir, compartilhar, twittar, visualizar... E os sujeitos também receberam novos substantivos para identificá-los: blogueiros, youtuber's, internautas, usuários...
Sou obrigada a admitir, mesmo depois de tanta resistência: o mundo virtual faz parte de nossas vidas. A cultura digital veio para ficar e para transformar nossas casas, nossas escolas e nossa visão de mundo.
Mesmo assim tenho uma dúvida "cutucando" minha CPU. Esta sociedade tão avançada, está preparada para atender e incluir tantos "usuários"? Ou a tecnologia servirá como mais uma ferramenta de exclusão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário