Oi pessoal,
Começamos o Eixo VII com a aula presencial do Seminário Integrador e a nossa tarefa era analisar o curta de Escolas Democráticas. Eu já tinha visto. Mas, valeu à pena revisitar alguns textos do professor Fernando Becker. Minha reflexão foi embasada nos modelos pedagógicos e epistemológicos que ele cita: Pedagogia diretiva, Não-diretiva e Relacional. O vídeo ilustra bem o que o professor conceitua. O mais incrível é que ainda encontramos escolas onde o professor simplesmente "despeja" conteúdo na cabeça do aluno. Eu fui "ensinada" assim, como a maioria das pessoas da minha geração. Na minha época escolar o professor era o detentor de todo conhecimento, e nós estávamos na escola para absorver os conteúdos, quase que por osmose.
Isso poderia ser aceitável no tempo em que não se conhecia outra forma de ensinar, que não se tinha tanta informação sobre como é construído o conhecimento, como funciona o pensamento infantil e o máximo da tecnologia existente era o mimeógrafo e o telefone residencial. Mas, hoje em dia, isso chega a ser um insulto à inteligência e um assassinato à criatividade das crianças. E vou além: é um tiro no próprio pé. Os alunos não querem mais o tipo autoritário e sabe-tudo. Até porque todas as respostas podem ser encontradas pela internet. Eles esperam alguém que compartilhe com eles ideias, que os instiguem e provoquem a encontrar as respostas. E como disse uma colega: tudo isso com muito afeto. Complemento reafirmando a necessidade de trabalhar com respeito, criatividade e planejamento.
Olá, uma escola onde o aluno é participativo, é atuante no construção do seu saber, é raro, o modelo que existe, na grande maioria das escolas, é a que é mostrada no curta Escola Democrática.
ResponderExcluirAbraços