Oi pessoal,
Estava refletindo sobre os dois vídeos que assisti estes dias: o 1º foi do professor e pesquisador Carlos Skliar "O papel da escola, do professor e da escola inclusiva" e o 2º do escritor Daniel Mundukuru "Olhar indígena". Eu ADOREI a fala dos dois. De uma maneira simples e direta eles nos falam sobre educação, inclusão, infância... Me encantou a definição que dão para infância. Que deve ser uma etapa vivida ao máximo, com alegria, despreocupação, com prazer de aprender a todo momento e com todos.
Para Skliar a escola deve ser acolhedora, um lugar onde todos sejam bem-vindos, sem importar como você é e sim quem é. Esta seria uma escola realmente com hospitalidade. Diferente da escola que tem como objetivo uma educação voltada para produtividade e para o consumo.
Mundukuru acredita que a criança deve aprender a ser feliz, aproveitando tudo que a infância pode oferecer, para que não se torne um adulto estressado e infantilizado.
Será possível uma escola ideal, onde hospitalidade, igualdade, tecnologia, qualidade, ética, excelência e felicidade estejam sempre presentes? Ou será apenas um sonho?
Abaixo os links dos vídeos que assisti. Fica a dica.
Olá, Keli, penso que a escola deve de ser um lugar onde o aluno se sinta a vontade, onde o aprendizado seja prazeroso. Vemos que muitas escolas ainda tem a pedagogia tradicional, onde os alunos se sentam em fileiras, são avaliados por provas. Mas também estão surgindo professores que estão mudando essa concepção, trabalham por projetos, partindo do interesse do aluno, realizam trabalho em grupos, pesquisam, enfim onde, o aluno é sujeito participativo do seu saber. Por tanto estamos a caminho da realização da concretização do sonho, de ter uma escola, acolhedora, onde de utilizem às tecnologias com cuidado, onde se respeite a individualidade de cada um.
ResponderExcluirAbraços