Oi pessoal,
Sempre me questionei que tipo de professora sou, ou melhor, qual o modelo pedagógico que acredito. Esta semana li o texto "Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos" do prof.º e dr. Fernando Becker que fala justamente sobre isso. Mas, a pergunta correta a fazer é: que tipo de aluno quero formar?
De acordo com cada modelo pedagógico, um modelo de aluno será formado. Observe:
No Empirismo temos a valorização da disciplina, o conhecimento é adquirido através da repetição e da fixação, o aluno repete o que o professor ensina, pois é uma página em branco que deve ser preenchida pelo educador.
Já no Apriorismo o aluno traz a capacidade de aprender, é despertado pelo professor que não interfere, pois é apenas um facilitador do aprendizado.
Finalmente no Construtivismo o professor ensina e aprende com seu aluno, são criadas situações problemas para que as crianças experienciem e construam o seu conhecimento assimilando os conteúdos ao longo de seu desenvolvimento, existem regras que são discutidas e negociadas, todos são responsáveis pelas decisões.
Então, volto a minha pergunta anterior: que tipo de aluno queremos formar? Um aluno passivo ou ativo? Alguém que questiona, reflete e age para uma sociedade melhor? Ou uma pessoa que aceita as decisões e vive alheio as transformações?
Nenhum comentário:
Postar um comentário