Oi pessoal,
Gostaria
de começar minha reflexão sobre os textos de Geografia e Cartografia, com a frase de Castrogiovanni:
” Conhecer é um processo de investigação e descoberta individual, cabe
ao professor provocar este ato”.
Sabemos
que o papel do professor é incentivar o conhecimento, afinal todas as nossas
leituras apontam para isso, assim como as experiências vividas nas nossas
práticas pedagógicas. Mas, vale repensarmos a forma pela qual estamos
provocando essa construção de conhecimento.
Que possibilidades de investigar,
pesquisar, pensar, estamos oportunizando aos educandos?
O texto de Elza Nadai nos faz refletir sobre a
trajetória do ensino de História e as práticas pedagógicas utilizadas ao longo
de seu processo nas escolas do Brasil, desde os estudos de biografias de
“heróis” , passando pelas datas comemorativas, até chegar à História
Contemporânea e a preocupação com questões sociais como os preconceitos, as
discriminações e principalmente com a história vivenciadas pelos educandos.
Acredito que devemos trabalhar interdisciplinarmente, mas planejar
História e Geografia é imprescindível, já que as duas disciplinas têm como
objetivo o desenvolvimento social, cultural, espacial e emancipatório do homem.
E vocês? O que acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário