quarta-feira, 5 de outubro de 2016



Oi pessoal,


         Gostaria de começar minha reflexão  sobre os textos de Geografia e Cartografia, com a frase de Castrogiovanni:
” Conhecer é um processo de investigação e descoberta individual, cabe ao professor provocar este ato”. 
      Sabemos que o papel do professor é incentivar o conhecimento, afinal todas as nossas leituras apontam para isso, assim como as experiências vividas nas nossas práticas pedagógicas. Mas, vale repensarmos a forma pela qual estamos provocando essa construção de conhecimento. 
       Que possibilidades de investigar, pesquisar, pensar, estamos oportunizando aos educandos?
          O texto de Elza Nadai nos faz refletir sobre a trajetória do ensino de História e as práticas pedagógicas utilizadas ao longo de seu processo nas escolas do Brasil, desde os estudos de biografias de “heróis” , passando pelas datas comemorativas, até chegar à História Contemporânea e a preocupação com questões sociais como os preconceitos, as discriminações e principalmente com a história vivenciadas pelos educandos. 
      Acredito que devemos trabalhar interdisciplinarmente, mas planejar História e Geografia é imprescindível, já que as duas disciplinas têm como objetivo o desenvolvimento social, cultural, espacial e emancipatório do homem.

          E vocês? O que acham? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário