quarta-feira, 12 de julho de 2017

Gestão Democrática?


Adorei esta imagem! A cara do Cebolinha é a mesma que fiz ao ouvir pela 1ª vez sobre Gestão Democrática nas escolas.

         Na verdade ouvi falar em Gestão Democrática há mais ou menos uns...8 anos atrás. Mas, vivenciá-la? Como diz aquela música do Zeca Pagodinho:"...nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!"   
        A Constituição Federal (CF/1988; 6º; 205; Inciso VI do Art. 206) a LDBEN (Lei Federal Nº. 9.394/1996), o PNE (Lei Federal Nº.13.005/2014; Inciso VII do Art. 2º; Meta19) e a legislação Estadual, Lei da Gestão Democrática do Ensino Público (Lei Estadual nº. 10.576/1995) garantem a autonomia e a gestão democrática em toda sua plenitude, mas o que ainda temos são escolas no mesmo padrão do século passado. 
            O que é uma gestão democrática?   
         É a gestão onde o mais importante é o coletivo. A participação de pais, alunos, professores, funcionários e da equipe diretiva é um direito, mas também um dever. Além da criação do PPP, as necessidades financeiras, burocráticas e pedagógicas da escola, são pensadas e decididas em conjunto. A comunidade escolar torna-se responsável pelas escolhas feitas. 
         Pensar em uma gestão democrática é ter em mente alguns fundamentos: participação da comunidade, respeito ao interesse da maioria, autonomia e transparência que são resultantes de eleições direta para diretor, da formação do Conselho Escolar e da promoção do Grêmio Estudantil.


Segue dica de um vídeo simples e objetivo sobre Gestão Escolar







Nenhum comentário:

Postar um comentário