Oi pessoal,
Estava refletindo sobre os dois vídeos que assisti estes dias: o 1º foi do professor e pesquisador Carlos Skliar "O papel da escola, do professor e da escola inclusiva" e o 2º do escritor Daniel Mundukuru "Olhar indígena". Eu ADOREI a fala dos dois. De uma maneira simples e direta eles nos falam sobre educação, inclusão, infância... Me encantou a definição que dão para infância. Que deve ser uma etapa vivida ao máximo, com alegria, despreocupação, com prazer de aprender a todo momento e com todos.
Para Skliar a escola deve ser acolhedora, um lugar onde todos sejam bem-vindos, sem importar como você é e sim quem é. Esta seria uma escola realmente com hospitalidade. Diferente da escola que tem como objetivo uma educação voltada para produtividade e para o consumo.
Mundukuru acredita que a criança deve aprender a ser feliz, aproveitando tudo que a infância pode oferecer, para que não se torne um adulto estressado e infantilizado.
Será possível uma escola ideal, onde hospitalidade, igualdade, tecnologia, qualidade, ética, excelência e felicidade estejam sempre presentes? Ou será apenas um sonho?
Abaixo os links dos vídeos que assisti. Fica a dica.