Oi pessoal,
Este semestre, uma das interdisciplinas em que estamos trabalhando é Projeto Pedagógico em Ação e através das reflexões feitas, construí com a turma 52, um projeto sobre os índios. A ideia surgiu em quanto conversávamos sobre os primeiros habitantes do Brasil, conteúdo que deve ser trabalhado no 5º ano do ensino fundamental. Em um dado momento, um aluno questiona:
"Professora, por que os índios têm um dia especial para eles?"
Fiquei surpresa com a pergunta. Todos os anos se fala sobre os índios, seus costumes, hábitos e cultura. As crianças, com certeza já trabalharam sobre os indígenas antes, desde a Educação Infantil, não há mais nada de novo a se falar. Será? Por isso a pergunta daquele menino me surpreendeu e me fez pensar em um jeito diferente de abordar o assunto.
Comecei com a indagação sobre o que eles sabiam sobre os índios (certezas provisórias), em seguida, quais eram as dúvidas sobre o assunto, o que gostariam de conhecer e aos poucos foi surgindo um Projeto de Ação. Coloquei tudo no papel, procurei em sites, livros, planejei os detalhes. Conversei com a supervisora da escola, com a colega da outra turma de 5º ano, que não demostrou interesse, e coloquei mãos à obra.
As crianças conheceram os instrumentos musicais feitos pelos índios, a cerâmica, as armas... e puderam confeccionar exemplares que foram expostos no dia da família. Foi um trabalho bem interessante, pena que cometi um erro bem comum entre nós, professores, não registrei os momentos com fotos. Mas, fica a dica para os próximos trabalhos.
Abaixo o mapa conceitual que elaboramos.