Oi pessoal,
Retomando minhas reflexões. Este é o último semestre, depois:FORMATURA!!! Parece que iniciei ontem a faculdade. Já sou quase uma Pedagoga. Na verdade já me sinto, afinal estamos na sinaleira, mas a aprendizagem não acabará quando o curso terminar. Esta é uma característica da minha profissão: aprendemos e ensinamos sempre.
Bem, como disse no início estou retomando minhas reflexões, que devem ser feitas em cima dos últimos semestres de 2017/2018. Nas duas primeiras postagens falo sobre a minha decepção com a atitude de alguns profissionais da área. Temos todos os motivos para ficarmos desanimados: salários, falta de estrutura, etc, etc, etc; mas temos um único motivo para não desistirmos: as crianças. Se, nós, professores deixarmos que a Educação vá mais ainda para o buraco, qual vai ser a perspectiva dos alunos.
Claro que os governos, tanto Federal quanto Estadual querem acabar com a Educação. Quanto mais ignorantes e alienados, mas fácil o povo é de manipular. Mas, eu não quero este Brasil para minha filha. Ela merece muito mais. Merece escola equipada, professores qualificados, merenda realmente nutritiva e uma educação de 1º mundo. Esta história de " Eu finjo que ensino e eles fingem que aprendem." , como coloquei na outra postagem é uma vergonha para a categoria. Continuo afirmando que é importante o professor refletir sobre sua prática e principalmente entender como o aluno aprende e se o que estamos ensinando realmente é importante para o seu desenvolvimento como cidadão. Queremos ver o crescimento intelectual e social daqueles que passam boa parte do seu dia conosco, querendo atenção e auxílio para descobrir um mundo novo através da educação. E para que alcancem o objetivo de tornarem-se cidadãos e protagonistas da sua história é necessário que o professor incentive o questionamento, a expressão de ideias, a opinião e a crítica sobre o trabalho planejado e realizado com a turma.
Que possamos refletir sobre o que queremos e quais as oportunidades estamos oferecendo aos nossos alunos.