segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Resumindo




          Oi gente,


         Estamos chegando  a mais um final de semestre, recuperação de atividades, síntese reflexiva, relatório de estágio... A caminhada foi longa, alguns percalços, mas sinto que a vitória está próxima. Hoje, ainda, pensei nas muitas vezes em que estava desanimada e quase desisti. No início foi mais difícil, agora que passei pelo estágio, sinto que é só seguir em frente, pois a formatura está quase ali.
           Relendo as postagens e o textos indicados cheguei a algumas conclusões: minhas postagens são de fácil leitura, diria até mesmo interessantes, porém preciso aperfeiçoar minha escrita acadêmica e realmente sou uma professora questionadora, preocupada com a minha prática e com o tipo de aluno quero ter. Me sinto, sinceramente, responsável por auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Tenho consciência de que o aluno de hoje é o sujeito crítico, participativo e autônomo do futuro, que ajudei a formar, ou o ser manipulável que deixei de incentivar e orientar para que fosse um cidadão, transformador da sociedade em que vivemos.
              Não poderia deixar de colocar nesta postagem, aqueles que me acompanharam nesta trajetória, por isso aí vão os meus colaboradores.


















Eu adoro esta "criançada"!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Aulas práticas




Oi pessoal,

    

            Analisando as postagens de 18/12 a 30/12 do ano de 2016, observei que várias foram as atividades práticas realizadas em sala com a turma de 5º ano, em que fui titular. Em Matemática confeccionamos jogos para trabalharmos frações. Em Ciências tivemos trabalhos em grupo com criação de vulcão e sistema solar, e em História a atividade foi descobrir a etnia que cada um pertencia e construir sua árvore genealógica. Tudo com direito a exposição e apresentação dos alunos.
             Acredito que poderia ter citados alguns autores e seus textos para embasar melhor as atividades utilizadas para que as crianças concretizassem a aprendizagem sobre os conteúdos de cada disciplina. Ao ler o texto Ciência lúdica: brincando e aprendendo com jogos sobre Ciências, onde foram relatados várias atividades, a maioria para Ensino Médio, mas que podem ser adaptados à realidade dos anos iniciais, pois a maioria dos assuntos abordados são interdisciplinares, e Ecologia, Corpo Humano e tantos outros conteúdos lá trabalhados, são de interesse de todos os alunos, mudando apena o enfoque, a maneira de ser desenvolvido. Tão interessante quanto o já citado, o  texto de Maria Aparecida Mezzalira Gomes e Evely Boruchovitch,  A aprendizagem por meio de jogos nos fala sobre a importância de uma aprendizagem lúdica e que o aluno possa construir suas respostas para as situações-problemas que forem surgindo.

          "Ao jogar, o sujeito poderá chegar a construção de respostas por meio de um trabalho, ao mesmo tempo, lúdico, simbólico e operatório e talvez possa modificar sua concepção e predisposição relativamente à própria aprendizagem, adotando uma atitude mais favorável. (Macedo,1995)"

         Percebo que a cada postagem existe uma evolução no meu pensar pedagógico, mas ainda necessito melhorar minha escrita acadêmica.