sexta-feira, 18 de janeiro de 2019




        Oi pessoal, 

      
        Uma das postagens que fiz, ainda em 2016 foi falando sobre as disciplinas de Geografia e História que são trabalhadas nos anos iniciais.
        Fazendo uma retrospectiva, podemos afirmar que os conteúdos destas disciplinas mudaram muito ao longo dos anos, principalmente porque anteriormente trabalhávamos História e Geografia separadamente, como se espaço e tempo fossem pontos divergentes. Sabemos que a história de uma sociedade está intimamente ligada com o ambiente em que ela ocorre, que itens como clima, vegetação, hidrografia, relevo, transformam e são transformados pelo homem e estas mudanças afetam a história que será contada para as gerações futuras. Precisamos trabalhar as disciplinas de forma integrada, relacionando os conteúdos de forma que os alunos possam tirar suas próprias conclusões sobre os acontecimentos e suas consequências.
              A história de um povo é muito mais do que datas e nomes, assim como o território de um país, que além de ser as riquezas e belezas naturais que o homem explora, também é constituído pela sua gente e maneira de viver.
               Neste  semestre fui incentivada a pensar melhor sobre o que é Ciência e sobre como devemos abordas esta disciplina junto às crianças. Sem dúvida está disciplina é a que mais chama atenção e causa interesse nos alunos. É como se ao estudar Ciências um mundo novo se abrisse para eles, fazendo com que a curiosidade seja aguçada e que experiências fantásticas possam acontecer. É uma pena que muitas vezes o professor ao invés de incentivar esta curiosidade, acabe tornando as aulas enfadonhas ao priorizar as cópias e as "decorebas".