sexta-feira, 29 de junho de 2018

Avaliação




Oi pessoal,


     O que é avaliar? Esta foi uma das questões da aula de Didática e algo que sempre me perturbou bastante. Não é uma tarefa fácil para o educador, pois existem fatores internos e externos que influenciam no seu trabalho. São as propostas pedagógicas da escola, que normalmente são burocráticas e ultrapassadas, as expectativas das famílias, que só entendem, na maioria das vezes, notas, números e não compreendem pareceres descritivos que detalham o desenvolvimento da criança. Muitas vezes os próprios alunos não entendem a avaliação sem prova com notas.
    Eu prefiro uma avaliação diária, durante a realização das atividades, observando como cada um faz os exercícios, como entendem os conteúdos, como expressam suas opiniões e seus pensamentos. Como são no dia a dia e não em um dia específico de prova.
   A avaliação deve ser um instrumento diagnóstico e reflexivo do professor sobre sua prática. Deve ser diária e mediadora, buscando sempre entender o desenvolvimento do seu aluno, como ele está aprendendo, quais são suas dificuldades e como está progredindo.













domingo, 3 de junho de 2018

Um novo blogger



       Oi pessoal,



       Através da Interdisciplina ETIC, depois de ter acesso ao Açaí Blog , pensei em um projeto novo para iniciar com a turma do 5ºA, na escola onde leciono, noturno da manhã. A escola tem uma sala digital bem equipada que quase não é usada, pelo menos pelos alunos do CAT. Resolvi unir a tecnologia com a literatura. A maioria da turma não gosta de produzir textos, acham chato. Acredito que isto seja a consequência da falta de leitura, do pouco conhecimento literário que demonstram e até mesmo por falta de um trabalho planejado e estruturado que envolva as crianças na criação de textos.
     A primeira atitude concreta foi oportunizar momentos de leitura durante as aulas. Busquei junto à biblioteca livros que pudessem interessar aos pequenos, também solicitei que cada um trouxesse para sala, livros, gibis ou revistas que  tivessem gostado de ler e que acreditassem que os colegas também gostariam. Obtivemos sucesso. A turma começou a ler durante 15 minutos, diariamente. o que lhes desse prazer. Agora estamos na etapa seguinte: eles leem  e contam, resumidamente o que leram. No início ficam inseguros, muitos são tímidos, mas aos poucos estão "soltando o verbo".
       Estamos trabalhando os tipos de textos: narrativo, informativo, persuasivo e poema. Eles já criaram pequenos poemas, histórias em quadrinhos e estou introduzindo o diário pessoal e a ideia é que eles escrevam o seu próprio diário. E onde entra a informática nisso tudo? Bem, todas as quintas feiras utilizamos os computadores para que a turma aprenda a digitar, pesquisar (textos, autores...) e finalmente criem, com o meu auxílio um blog. As crianças estão eufóricas, e claro, ansiosas. Mas, não posso negar: eu também! Estou ansiosa por ver a turma criando, trocando ideias, alegres em estar na escola.
            Aos poucos vou trazendo para vocês as novidades. Agradeço, antecipadamente, as sugestões de vocês. Podemos trocar dicas para melhorar este projeto e enriquecer mais o caminho das nossas turminhas. 





Esta ainda não é a minha turminha. Esta foto foi retirada da internet. 
Mas, logo terei fotos  e o endereço do blog da turma.