segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Oi turma,

       Infelizmente não pude ir a aula hoje. Problema de saúde. Faz parte... refiz meu vídeo que estava com problema. Acho que agora ficou melhor. Olha, "quebrei" a cabeça tentando acertar. Não gosto de câmeras, então fui o mais direta possível.




https://www.youtube.com/watch?v=-Br7pQEBi30


     Quero agradecer a minha gatinha Laura que me ajudou a gravar o vídeo:
      - Obrigada minha filha! Tu és meu amor.

Abraços

domingo, 20 de setembro de 2015

Oi turma,

Estava tão feliz porque consegui fazer todas as leituras, postei algumas atividades, mas... quando foi para colocar o bendito vídeo!!!! Estou longe de ser "expert" nestas modernidades. Puxa, demorei um tempão até fazer o vídeo e depois mais um tempão para conseguir adicionar na tarefa. 

Adorei os textos sobre as teorias de Freud.

Abaixo esta o link do meu vídeo

 https://www.youtube.com/channel/UChu2rvcIc7Q03KF8pUsOSsQ/videos

domingo, 13 de setembro de 2015



E aí turma,

             Acho que não aprendi tanto quanto pensava!!!! Deveriam ser 3 postagens:uma a cada semana. A criatura fez tudo num dia só!!!!!



                              
                      Oh! Senhor não me deixai repetir os mesmos erros!!!! Desta vez eu tenho que aprender: cada "coisa" ao seu tempo e dedicação total para cada momento.

              Fazer o texto reflexivo não foi difícil,  acredito ter facilidade para entender e escrever, claro preciso melhorar, mas não tenho dificuldade em me expressar. O problema foi o tempo. Até hoje estou tentando seguir a minha tabela, mas nem sempre consigo. Gostei da maioria dos textos, alguns já conhecia, assim como alguns videos, então isto facilitava. Mas e o tempo para sentar e estudar sabendo que tinha pilhas de trabalhos e provas para corrigir?!
              Sabem aquela história do que começa mal, vai mal até o final? Eu não sei se acredito nisso, mas como todo o processo foi conturbado, minha apresentação não pode deixar de ser. Finalmente o dia da apresentação chegou! Estava com meu texto organizadíssimo na pasta, meu vídeo,  finalmente pronto,  estava no pendrive e tinha me preparado emocionalmente para o acontecimento. Porém, ao me dirigir ao 2º ônibus para UFRGS, fui assaltada. O meliante levou minha pasta, com o trabalho e minha confiança para apresentação. Cheguei atrasada, não sabia onde estava o meu grupo...   Enfim, como conseguiria me expor em frente às colegas e ao professor? 
                Claro que não foi a apresentação que sonhei, mas as colegas foram compreensivas e a tutora e professor entenderam a situação. Apresentei minha reflexão e tive certeza de que cada dia é uma nova aprendizagem, que todos os momentos são válidos e as oportunidades estão aí para quem quiser aproveitá-las. 
                 Quero aproveitar ao máximo meu tempo na faculdade, mesmo que depois, perceba não ser a educadora que acreditava ser. Mas, estou aberta a novas aprendizagens. 


Abraços

Aprendizagens



Oi pessoal,

        Falar sobre aprendizagem durante a organização para a apresentação no Workshop é falar do que aprendi para não fazer. Me lembro que fiz tudo sempre entre outras atividades (correção de provas, trabalhos, fechamento de notas...). Durante as aulas via as colegas apavoradas, desesperadas mesmo com a perspectiva de apresentar um trabalho para os professores e colegas e pensava que EU estava muito tranquila. Ou estava completamente consciente do que havia aprendido, ou não estava entendendo nada. Poderia ter aproveitado melhor cada momento. Deveria ter me organizado melhor.

Abraços.


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Última aula presencial



              Tá bom pessoal, chega de tanto reclamar. Vamos falar de coisas mais agradáveis. Gostei bastante da última aula: Infâncias 0-10 anos profª Fabiana. Não sou muito de falar durante as aulas, prefiro ouvir, mas o tema é muito interessante. Acredito que vá apreciar muto as aulas.





Então, vamos nos soltar e curtir porque o caminho é longo...

As perspectivas mudam


  Lembrei da a 1ª vez que coloquei uma imagem ou vídeo no meu blog: foi do Paulo Freire, uma frase de efeito com uma linda foto de professores e alunos juntos. Agora... nada é menos inspirador...


   A que ponto chegou a educação no Brasil.














E eu insisto na profissão!!!!


 31/08/2015 09h45 - Atualizado em 31/08/2015 10h21

Governo anuncia pagamento em 4 parcelas dos salários dos servidores

Primeira parcela, de R$ 600, foi depositada nesta segunda-feira (31).
Governador José Ivo Sartori fez pronunciamento no Palácio Piratini.


       Me pergunto por quê? Por que ainda quero ser professora? Por que iniciei uma faculdade em uma das áreas mais desvalorizada do Brasil?
       E não é apenas questão salarial...Parece frase feita...Mas as escolas estão "jogadas às traças". A escola onde leciono está até com banheiros interditados. Isto que é considerada uma das melhores!
         Antes eu era cheia de esperança, acreditava que fazíamos diferença na vida de tantas crianças, que a educação ainda era o melhor caminho... Mas como acreditar, se o nosso trabalho é tão desvalorizado? Pior, somos "joguetes" nas mãos de governos!

      Colegas, desculpem o desabafo, mas receber R$600,00 por um mês inteiro de trabalho, é demais.